Grupo de Estudos do Tempo Presente

Coordenação: Cristina Monteiro de Andrada Luna e Priscila Gomes Correa
Descrição:

O Grupo de Estudos do Tempo Presente da Universidade do Estado da Bahia (GET-UNEB) surge em 2012 da convergência de professores e pesquisadores ligados a diferentes linhas de pesquisa, entre elas militares na política, cultura e política no mundo contemporâneo, cinema e história e história comparada das ditaduras. Articulando-se com o Mestrado em História Regional e Local da UNEB, o grupo constitui-se em um espaço de discussão, pesquisa e interlocução acerca de temas ligados ao Brasil, à América Latina e ao mundo através do estudo de suas sociedades, instituições, políticas e culturas; prioritariamente do pós Segunda Guerra. O objetivo é, pois, contribuir com o corpo de debates existente sobre temáticas como, os regimes autoritários no Brasil, na América Latina e no mundo, além de seus processos de redemocratização; o Estado e suas instituições civis e militares; além da relação entre arte, cultura e política na contemporaneidade.

Linha de Pesquisa: Linha I – Estudos Regionais: Campo e Cidade

História Oral e Memória

Coordenação: Sara Oliveira Farias
Descrição:

Este Grupo também é constituído por docentes da UNEB e 4 discentes do PPGHIS. O objetivo principal do Grupo consiste em analisar e discutir alguns aspectos da História da Bahia através da metodologia da História Oral. Ademais, trabalha na criação de um arquivo sonoro e iconográfico para alguns municípios da Bahia, incluindo o Recôncavo e outras regiões do Estado.

Linha de Pesquisa: Linha I – Estudos Regionais: Campo e Cidade

História da América Portuguesa

Coordenação: Suzana Maria de Sousa Santos Severs
Descrição:

Este grupo procura incentivar a pesquisa sobre a história colonial da Bahia, uma vez que a historiografia baiana recente concentra-se em outros períodos históricos, e aquela concernente ao período colonial debruça-se mais a aspectos relacionados à “cidade da Bahia”, como era chamada Salvador, enfocando grandes temas como Igreja, poder local, escravatura e negócios. Ressalte-se que as capitanias e demais regiões interioranas que vieram a formar o atual Estado da Bahia são muito pouco estudadas, sobretudo em sua dinâmica interna e em sua relação com o centro político-administrativo da América portuguesa. No entanto, existe riquíssima fonte documental manuscrita produzida nos séculos coloniais em acervos espalhados nestas regiões que necessita levantamento, descrição, catalogação, enfim, de ser (re)conhecida para ser estudada na perspectiva histórica ensejando assim o aprofundamento e alargamento da história da Bahia e esta em relação à história do Brasil.

Linha de Pesquisa: Linha I – Estudos Regionais: Campo e Cidade

Redes Regionais e Locais na História

Coordenação: Maria das Graças de Andrade Leal
Descrição:

Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História Regional e Local (PPGHIS), reúne docentes e pesquisadores/as que realizam estudos no campo da história regional e local, buscando garantir visibilidade a grupos, comunidades, instituições, trajetórias coletivas e individuais, no complexo campo de forças sociais, políticas, culturais, econômicas, sejam nos mundos do trabalho, no campo e nas cidades, nas relações de gênero, raciais, tradições, etc. Objetiva-se produzir e compartilhar conhecimentos articulados às Linhas de Pesquisa “Estudos regionais: campo e cidade” e “Estudos sobre Trajetórias de Populações Afro-brasileiras”; consolidar o Centro de Pesquisa do Recôncavo Baiano, reunindo acervos documentais do Recôncavo e dos sertões; ampliar a formação qualificada de docentes e discentes e o diálogo entre universidades, escola básica, associações comunitárias, instituições públicas e privadas, visando à preservação e divulgação da memória histórica material e imaterial regional e local.

Linha de Pesquisa: Linha I – Estudos Regionais: Campo e Cidade / Linha II – Estudos sobre Trajetórias de Populações Afro-brasileiras

Firmina – Pós-Colonialidade: Educação, História, Cultura e Ações Afirmativas

Coordenação: Wilson Roberto de Mattos
Descrição:

Este grupo nasceu a partir de ações de pesquisa, estudos e atividades de formação de professores desenvolvidas por um Grupo de Estudos vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Essas ações relacionam-se aos conteúdos determinados pela Lei Federal 10639-03, qual seja, a obrigatoriedade de inclusão de História da África e Cultura Afro-Brasileira nas escolas da Educação Básica.Consolidadas essas atividades iniciais, o Grupo passou a desenvolver atividades de pesquisas mais sistemáticas se especilizando no tema das Ações Afirmativas, sobretudo no que diz respeito ao acesso, desempenho e permanência de estudantes negros no ensino superior. Em complemento o Grupo tem se empenhado em pesquisas e reflexões que garantem o aprofundamento sobre o conhecimento das experiências históricas das populações negras brasileiras, em especial, nos aspectos específicos negligenciados pela historiografia oficial. Do ponto de vista teórico-metodológico o Grupo toma como referência fundamental as concepções nomeadas como Estudos Pós-Coloniais. Nesse sentido defendem uma postura revisionista, de modo a incluir os subalternos, mais especificamente, as populações negras, no cenário da história, não como objetos de estudos, mas como sujeitos, concebendo a negritude como retomada da dignidade negada pelo colonialismo, de modo a propor a descolonização do pensamento no sentido de uma perspectiva própria de vida, conhecimento e experiência. Espera-se, com as atividades e produções deste Grupo de Pesquisa, contribuir para a ampliação do conhecimento sobre a dinâmica das relações e hierarquias étnico-raciais brasileiras. Busca-se ainda, com a produção desses novos conhecimentos, desenvolver metodologias pedagógicas inovadoras e subsídios para a produção de material didático, voltados para a formação de professores que atuam na educação básica.

Linha de Pesquisa: Linha II – Estudos sobre Trajetórias de Populações Afro-brasileiras